Inauguração dos Biospots do Passadiço do Paiva e da EBIO de Miuzela do Côa Dia 20 de Junho, em conjunto com o Passadiço, foram inaugurados os Biospots do Paiva.
Situados ao longo do rio Paiva, num percurso de cerca de 8 km, os Biospots consistem num conjunto de 9 painéis informativos sobre a biodiversidade que se pode observar ao longo das margens do rio, bem como sobre sítios de interesse geológico.
Dia 28 de Junho foi a vez de inaugurar a Estação da Biodiversidade de Miuzela do Côa. Também composta por um conjunto de 9 painéis informativos sobre a biodiversidade existente no local, esta EBIO consiste num percurso com cerca de 2 km de extensão, compreendido entre a zona do parque de merendas e a Ponte de Sequeiros, o que coincide com uma pequena parte da Grande Rota do Côa.
Situados em locais de grande beleza natural e riqueza biológica, os Biospots do Paiva e a EBIO de Miuzela do Côa são um grande contributo para a Rede Nacional de Estações da Biodiversidade, estando esta assim um passo mais perto de abranger a maior parte da diversidade de habitats e de locais de interesse natural do nosso país. O site do Tagis em Inglês A partir deste mês o site do Tagis vai passar a estar disponível também em Inglês. Mais informações em breve na nossa página de Facebook ou em www.tagis.pt. Mais duas EBIOs em Vila Real O Tagis já tem a confirmação da criação de mais duas Estações da Biodiversidade no concelho de Vila Real. Estas EBIOs situar-se-ão em locais próximos da aldeia de Lamas d’Olo, na Serra do Alvão.
Este local tem especial importância por incluir o habitat de algumas das maiores populações portuguesas da borboleta azul das turfeiras (Phengaris alcon). Esta é uma espécie rara, e em declínio na Europa, devido às suas exigências ecológicas e ciclo de vida complexo.
A data de inauguração destas EBIOs será anunciada brevemente.