A missão do serviço educativo do Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal é levar até aos alunos, professores, técnicos de câmaras municipais e ao público em geral a conservação dos insetos e reconhecer a sua importância nas nossas vidas como elementos chave nas cadeias, teias alimentares e nos serviços que nos proporcionam. No sentido de existir uma publicação que oriente o público do Tagis apresentamos as atividades do Plano de Ação: “Experiência Insetos - o retomar da Natureza” que promove a educação ambiental.
Dá-mos especial atenção a datas comemorativas que vão de encontro aos objetivos das estratégias nacionais: da Educação Ambiental, da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Educação para a Cidadania, Adaptação às Alterações Climáticas e ODS, Agenda 30. Este plano de ação promove o Projeto Escola + 21-23 da Direção Geral da Educação, de apoio às escolas da recuperação das aprendizagens.
Dá-mos especial atenção a datas comemorativas que vão de encontro aos objetivos das estratégias nacionais: da Educação Ambiental, da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Educação para a Cidadania, Adaptação às Alterações Climáticas e ODS, Agenda 30. Este plano de ação promove o Projeto Escola + 21-23 da Direção Geral da Educação, de apoio às escolas da recuperação das aprendizagens.
A - Atividades Nas Escolas
Palavras Chave: Insetos; Sistemática e Classificação; Relações Tróficas
Público alvo: Ensino básico e secundário Disciplinas envolvidas: Ciências Naturais; Biologia; Educação para a Cidadania; Educação Visual. |
1-DIA DOS INSETOS EM ORDEM
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2) BIODIVERSIDADE NA CIDADE E NO PÁTIO DA ESCOLA: AS ÁRVORES TAMBÉM FALAM!
Descrição: Conhecer a biodiversidade, diversidade dos insetos, das borboletas e a relação que estas mantêm com as plantas, nomeadamente entre o medronheiro e a lagarta da borboleta–do-medronheiro, ou entre a borboleta da cauda-de-andorinha e a arruda, é um convite para a exploração do pátio da escola, ou espaço verde.
Palavras chave: Biodiversidade; Insetos; Ecossistema; Ilustração Científica
Público alvo: pré-escolar; ensino básico e secundário
Disciplinas envolvidas: Estudo do Meio; Ciências Naturais; Biologia; Português; Educação para a Cidadania; Expressão Artística e Educação Visual.
Calendarização: a partir de Março
Regime: Presencial
Duração: 90 minutos
Palavras chave: Biodiversidade; Insetos; Ecossistema; Ilustração Científica
Público alvo: pré-escolar; ensino básico e secundário
Disciplinas envolvidas: Estudo do Meio; Ciências Naturais; Biologia; Português; Educação para a Cidadania; Expressão Artística e Educação Visual.
Calendarização: a partir de Março
Regime: Presencial
Duração: 90 minutos
3) AS FLORES E OS SEUS AMORES: INSETOS!
Descrição: Sabias que... os insetos estão no planeta Terra há 400 milhões de anos? E que as plantas desenvolveram estratégias para atrair insetos? As flores são uma delas e apareceram há ~100 M.a. Nesta atividade, selecionam-se insetos, como moscas, abelhas, escaravelhos, percevejos, borboletas, moscas-escorpião, entre outros...para revelar quais são os insetos que intervêm na polinização das plantas com flor.
Palavras chave: Evolução das Plantas; Co-evolução; Biodiversidade; Ecossistema; Polinização; Plantas com flor
Público alvo: pré-escolar; ensino básico e secundário
Disciplinas envolvidas: Estudo do Meio; Ciências Naturais; Biologia; Português; Educação para a Cidadania; Expressão Artística; Educação Visual.
Calendarização: a partir de Março
Regime: Presencial
Duração: 90 minutos
Palavras chave: Evolução das Plantas; Co-evolução; Biodiversidade; Ecossistema; Polinização; Plantas com flor
Público alvo: pré-escolar; ensino básico e secundário
Disciplinas envolvidas: Estudo do Meio; Ciências Naturais; Biologia; Português; Educação para a Cidadania; Expressão Artística; Educação Visual.
Calendarização: a partir de Março
Regime: Presencial
Duração: 90 minutos
4- INSETOS ATRÁS DO PRATO
Descrição: Quais serão os insetos atrás do prato? Partindo de uma questão problema os alunos são convidados a descobrir quem realiza o trabalho para podermos comer um arroz de legumes, uma sopa ou uma salada. A atividade tem a duração de um dia. Inicia-se com a exploração da ementa no refeitório da escola, segue-se a horta escolar e termina na sala de aula em debate, vestindo a pele do abelhão, da borboleta-zebra, do escaravelho ou ...é só escolher!
Palavras Chave: Insetos; Alimentação Saudável; Hortas Pedagógicas; Conservação da Natureza
Público alvo: 1ºciclo
Disciplinas envolvidas: Estudo do Meio; Matemática; Português; Inglês; Educação para a Cidadania; Expressão Artística.
Calendarização: 15 de novembro 2021 até abril 2022
Regime: Presencial
Duração: 9h às 16h
Palavras Chave: Insetos; Alimentação Saudável; Hortas Pedagógicas; Conservação da Natureza
Público alvo: 1ºciclo
Disciplinas envolvidas: Estudo do Meio; Matemática; Português; Inglês; Educação para a Cidadania; Expressão Artística.
Calendarização: 15 de novembro 2021 até abril 2022
Regime: Presencial
Duração: 9h às 16h
5) LABORATÓRIOS EM CAMPO: ESTAÇÕES DA BIODIVERSIDADE
Descrição: o Tagis possui uma rede de estações da biodiversidade a nível nacional. A dinamização interdisciplinar na descoberta do património natural, no terreno, através de um guia de campo que se encontra num percurso de 3 km, por 9 painéis é realizada partindo da relação dos insetos com as plantas e outros animais, no ecossistema terrestre. Numa metodologia RIPAR, que significa, Registar as observações através de fotografia; Identificar as espécies e PARtilhar a informação com a sociedade, através do website www.biodiversity4all.org, os alunos são convidados a contribuir para o inventário das espécies da Estação da Biodiversidade.
Palavras Chave: Biodiversidade; Metodologia RIPAR; percurso na Natureza; Interdisciplinar; Participação Pública
Público alvo: ensino básico e secundário
Disciplinas envolvidas: Estudo do Meio; Ciências Naturais; Biologia; Português; Educação para a Cidadania; Expressão Artística; Educação Visual.
Calendarização: a partir de Março
Regime: Presencial
Duração: 90 min (aproximadamente)
Mais informações: http://www.tagis.pt/rede-ebio.html
Palavras Chave: Biodiversidade; Metodologia RIPAR; percurso na Natureza; Interdisciplinar; Participação Pública
Público alvo: ensino básico e secundário
Disciplinas envolvidas: Estudo do Meio; Ciências Naturais; Biologia; Português; Educação para a Cidadania; Expressão Artística; Educação Visual.
Calendarização: a partir de Março
Regime: Presencial
Duração: 90 min (aproximadamente)
Mais informações: http://www.tagis.pt/rede-ebio.html
6 - VAMOS JOGAR AOS INSETOS EM ORDEM NA SALA DE AULA?
Descrição: Jogar também é aprender! Serão os insetos muito diferentes uns dos outros? Nos seus ciclos de vida, alimentação ou até mesmo no habitat que escolhem para viver. Vamos fazer 6 grupos de alunos, cada com 4 elementos e colocar os insetos na tua respetiva ordem. Num jogo de tabuleiro, os alunos são desafiados a lançar os dados, consultar as cartas da sorte entre outras situações e completar o cartão com quatro insetos, reconhecendo que todos são diferentes e importantes no equilíbrio dos ecossistemas.
Palavras Chave: Inseto; Jogo; Sistemática e Classificação.
Público alvo: 5ºano, 8ºano e Secundário
Disciplinas envolvidas: Ciências Naturais; Biologia; Educação para a Cidadania
Calendarização: Nov. Dez. Jan. Fev.
Regime: Presencial
Duração: 90 min
Palavras Chave: Inseto; Jogo; Sistemática e Classificação.
Público alvo: 5ºano, 8ºano e Secundário
Disciplinas envolvidas: Ciências Naturais; Biologia; Educação para a Cidadania
Calendarização: Nov. Dez. Jan. Fev.
Regime: Presencial
Duração: 90 min
7-TAGIS-ON: APOIO ECO-ESCOLAS E CLUBES
Descrição:
Queres saber mais sobre as Abelhas, Borboletas ou Libelinhas? Escolhe um grupo de alunos, um professor e desenvolve um projeto de educação ambiental na tua escola. Estamos ON!
O Tagis apoia estabelecendo parcerias com: Alunos e Professores nas Escolas; Clube Ciência Viva na Escola; Clube de Educação Ambiental; Projeto - Eco-escolas; Câmaras Municipais e outros projetos ligados à missão de proteger e conservar os insetos.
Queres saber mais sobre as Abelhas, Borboletas ou Libelinhas? Escolhe um grupo de alunos, um professor e desenvolve um projeto de educação ambiental na tua escola. Estamos ON!
O Tagis apoia estabelecendo parcerias com: Alunos e Professores nas Escolas; Clube Ciência Viva na Escola; Clube de Educação Ambiental; Projeto - Eco-escolas; Câmaras Municipais e outros projetos ligados à missão de proteger e conservar os insetos.
B - Atividades Ao Ar Livre
1- BIOBLITZS
São todos convidados a integrar um percurso na natureza acompanhados por um especialista para dar a conhecer e descobrir a diversidade dos insetos portugueses.
De forma informal, em contacto com um entomólogo, os participantes compreendem as diferentes funções que este grupo de seres vivos apresentam. Entendem a sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas e tomam consciência que é necessário proteger e conservar estes seres vivos de seis patas.
Nesta atividade é possível observar, fotografar e partilhar as observações em comunidade utilizando plataformas online.
Público alvo: todos
Calendarização: todo o ano
Regime: Presencial
De forma informal, em contacto com um entomólogo, os participantes compreendem as diferentes funções que este grupo de seres vivos apresentam. Entendem a sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas e tomam consciência que é necessário proteger e conservar estes seres vivos de seis patas.
Nesta atividade é possível observar, fotografar e partilhar as observações em comunidade utilizando plataformas online.
Público alvo: todos
Calendarização: todo o ano
Regime: Presencial
C - Formação
1- INSETOS EM ORDEM
Descrição: Os insetos são os animais mais biodiversos que há na Terra. São responsáveis por serviços que vão da decomposição, à polinização e ao controlo de pragas, ou produção do alimento que está na base das cadeias tróficas.
Objetivos:
- Aquisição de noções básicas sobre evolução, morfologia e diversidade de insetos Identificação de insetos até à categoria da ordem
- Identificação de borboletas diurnas (Lepidoptera), libélulas (Odonata) e gafanhotos (Orthoptera) comuns
- Identificação das principais famílias de Hemiptera, Coleoptera, Hymenoptera e Diptera
- Domínio da diversidade de insetos em Portugal Continental
- Aquisição de noções básicas sobre técnicas de amostragem de insetos
- Domínio do tratamento, triagem e identificação de amostras de insetos em laboratório
Calendarização: a definir
Regime: Presencial e Online
2- FORMAÇÃO DE PROFESSORES: LABORATÓRIOS EM CAMPO: ESTAÇÕES DA BIODIVERSIDADE
Descrição: As Estações da Biodiversidade são percursos pedestres curtos, sinalizados no terreno através de 9 painéis informativos sobre as riquezas biológicas a observar pelos visitantes. Cada estação está localizada num local de elevada riqueza específica e paisagística, representativa dos habitats característicos da área. Os painéis funcionam como guia de campo e fazem referência a espécies emblemáticas e comuns. É dado particular destaque aos insectos e plantas, que são a base para a conservação dos ecossistemas terrestres.
Esta ação pretende dotar os professores de ferramentas para explorarem multidisciplinarmente a rede das EBIOS, que podem ser usada como laboratórios em campo pelos diferentes grupos de ensino, para lecionar conceitos transversais, uma vez que os diferentes módulos estão planificados de acordo com aprendizagens essenciais e metas curriculares do Currículo Nacional do E. Bas. e Secundário.
Público alvo: Professores dos grupos 230 e 520
Calendarização: Outubro - Dezembro 2021
Acreditação nº: CCPFC/ACC-111693/21
Centro de Formação: CFECO - Oeiras
Regime: Presencial e Online
Modalidade: Curso de 25h
Esta ação pretende dotar os professores de ferramentas para explorarem multidisciplinarmente a rede das EBIOS, que podem ser usada como laboratórios em campo pelos diferentes grupos de ensino, para lecionar conceitos transversais, uma vez que os diferentes módulos estão planificados de acordo com aprendizagens essenciais e metas curriculares do Currículo Nacional do E. Bas. e Secundário.
Público alvo: Professores dos grupos 230 e 520
Calendarização: Outubro - Dezembro 2021
Acreditação nº: CCPFC/ACC-111693/21
Centro de Formação: CFECO - Oeiras
Regime: Presencial e Online
Modalidade: Curso de 25h
2- FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AGRICULTURA BIOLÓGICA
Descrição: As hortas biológicas são recursos que permitem sensibilizar para a necessidade da proteção e conservação da natureza, pois a biodiversidade é, também, o nosso alimento. A Estratégia de Educação Ambiental com os três pilares, descarbonizar a sociedade, tornar a economia circular e valorizar o território promove o aumento da literacia científica e ambiental, dos bens e serviços dos ecossistemas do planeta Terra. Acresce o facto de que a biodiversidade estar intimamente relacionada com a Economia e Saúde. Esta ação pretende capacitar e apoiar os professores na implementação e desenvolvimento da horta, que pode ser usada como laboratório vivo pelos diferentes grupos de ensino, para lecionar conceitos transversais, uma vez que os diferentes tópicos estão planificados de acordo com aprendizagens essenciais e metas curriculares do Currículo Nacional do E. Bas. e Secundário.
Público alvo: professores de todos os níveis de ensino.
Calendarização: abril, maio e junho 2022
Acreditação nº: CCPFC/ACC-111662/21
Centro de Formação: CFECO-Oeiras
Regime: Presencial e Online
Modalidade: Curso de 25h
Público alvo: professores de todos os níveis de ensino.
Calendarização: abril, maio e junho 2022
Acreditação nº: CCPFC/ACC-111662/21
Centro de Formação: CFECO-Oeiras
Regime: Presencial e Online
Modalidade: Curso de 25h
3-FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ROTEIROS DE BIODIVERSIDADE E GEODIVERSIDADE NO PNSACV
Descrição: “O litoral, que representa uma importante faixa do território português, cuja preservação importa promover, não só devido aos seus valores geológicos, naturais e paisagísticos, como também devido ao facto de nele se concentrar três quartos da população portuguesa e de contribuir para 85% do Produto Interno Bruto Nacional”. Aliando a elevada riqueza do PNSACV e a sua localização litoral pretende-se, que os professores, como recursos humanos que são, estejam formados e sejam vetores motores no reforço dos os princípios e eixos temáticos das estratégias nacionais de Educação Ambiental, Conservação da Natureza e da Biodiversidade e Agenda 30.
Público alvo: professores dos grupos 230, 420 e 520
Calendarização: março, abril e maio 2022
Acreditação nº: CCPFC/ENT-AE- 1358/18
Centro de Formação: CFECO - Oeiras e Novafoco-Sintra
Regime: Presencial e Online
Modalidade: Curso de 25h
Público alvo: professores dos grupos 230, 420 e 520
Calendarização: março, abril e maio 2022
Acreditação nº: CCPFC/ENT-AE- 1358/18
Centro de Formação: CFECO - Oeiras e Novafoco-Sintra
Regime: Presencial e Online
Modalidade: Curso de 25h
D - Palestras
1-AFINAL PARA QUE SERVE A BIODIVERSIDADE?
Descrição: Palestra de iniciação à temática da Biodiversidade. Inicia-se com uma breve referência à história da vida na Terra até cegar ao momento presente, em que vivemos a sexta extinção em massa de espécies. Seguimos para a explicação das principais relações ecológicas e função dos diferentes organismos na realização dos serviços de ecossistemas.
Duração: 1h30
Duração: 1h30
2-VLOG INSETOS EM REDE - VÍDEOS COMENTADOS
Descrição: Vamos decidir qual é o vídeo blog que queremos comentar! A proposta é que uma turma escolha um dos 12 episódios dos Vlog Insetos em Rede e numa conversa informal, com um convidado, dá-se a conhecer a diversidade de insetos e seus papéis nos ecossistemas.
Palavras Chave: Insetos; Ecossistema; Sistemática; Bens e Serviços; Conservação; Biodiversidade
Público alvo: todos os níveis de ensino
Disciplinas envolvidas: Ciências Naturais; Biologia; Educação para a Cidadania; Educação Visual e Educação Tecnológica.
Calendarização: novembro 2021 a fevereiro 2021
Regime: Online
Duração: 1h
Palavras Chave: Insetos; Ecossistema; Sistemática; Bens e Serviços; Conservação; Biodiversidade
Público alvo: todos os níveis de ensino
Disciplinas envolvidas: Ciências Naturais; Biologia; Educação para a Cidadania; Educação Visual e Educação Tecnológica.
Calendarização: novembro 2021 a fevereiro 2021
Regime: Online
Duração: 1h
E - Mini Exposição dos Insetos em Ordem
Descrição: Esta exposição é diferente na relação que estabelece com os seus visitantes. Em vez de disponibilizar a informação científica de uma forma passiva, o conceito dos Insetos em Ordem obriga os visitantes a passarem pela experiência individual da identificação dos animais.
Mais informações: http://www.tagis.pt/insetos-em-ordem.html,
Mais informações: http://www.tagis.pt/insetos-em-ordem.html,
Professora em mobilidade estatutária no âmbito do protocolo de colaboração entre os Ministérios de Educação e do Ambiente
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